A história do Orientação Escoteira
- orientação escoteira
- 10 de set. de 2020
- 5 min de leitura
Neste dia 7 de Setembro nosso querido site completou 1 ano de vida e muitas histórias, tivemos uma grande reforma recentemente e temos muita novidade pra compartilhar. Mas pra você, que é novo em nossa comunidade, talvez tudo isso esteja um pouco confuso: “Voltaram?” “Como assim?” “Quem são vocês?”. E você que já acompanha o site há algum tempo, talvez não tenha digerido todas essas mudanças muito bem. Então gostaríamos de nos apresentar corretamente, e compartilhar um pouco de nossa trajetória até aqui.
O INÍCIO DE TUDO
Toda criação começa com uma ideia, e é responsabilidade nossa fazê-la acontecer. Nossa história se inicia lá em Maio de 2019, em uma vigília de patrulha.
Como todos sabem, somos do G.E. Tuidara, e na época em que começamos com o Orientação Escoteira (quando eram apenas dois garotos e um projeto para a Insígnia de Ação Comunitária) estavam os dois meninos na mesma patrulha sênior (Karipuna) quando em uma vigília de patrulha Levy apareceu com a ideia de criar um site da patrulha que ajudasse outros escoteiros com progressão e especialidades, no momento a ideia foi rejeitada por maior parte da patrulha e acabou sendo deixada de lado, até que dois meses depois, em uma conversa com Levy, Willyan lembrou dessa ideia. Conversa vai, conversa vem, eles aperfeiçoaram a ideia e decidiram que colocariam isso em prática como seu projeto de Ação Comunitária.
A CONSTRUÇÃO
Fomos trabalhando e desenvolvendo a ideia aproximadamente até Agosto, e da ideia de um site com especialidades e progressões, surgiu o que vocês conhecem hoje como o Orientação Escoteira.
Na época tínhamos em mente outro nome para o site, o Educação Escoteira, mas por conta da atividade anual feita pela UEB decidimos trocar de nome e mudamos para Orientação Escoteira, que olhando hoje faz mais sentido com a proposta do site.
Depois de todas as ideias prontas era hora de colocar a mão na massa e começar a criar o site, nos dividimos em um esquema que inclusive utilizamos até hoje, o Levy ficou responsável por criar todos os textos que iriam para o site, enquanto o Willyan foi moldando e construindo o site. Vale ressaltar que tivemos ajuda do Yuri, irmão de Willyan, na criação do nosso logo, que é o mesmo logo que vocês conhecem até hoje.
Durante esses meses de criação, tivemos diversos impasses para fazer funcionar, mas no fim deu tudo certo.
E no dia 7 de Setembro estava no ar o orientaçãoescoteira.com, juntamente com um projeto solidário que acabou não dando certo. Aproveitamos a ocasião do desfile cívico de 7 de setembro para divulgar o projeto aos escoteiros de nossa cidade (Osasco). Amigos e páginas escoteiras nos ajudaram muito divulgando, e no primeiro mês tivemos diversos acessos ao site, o que nos motivou muito a continuar produzindo conteúdo.
Desfile do 7 de Setembro, 2019
MESES DEPOIS
Com o passar do tempo continuávamos produzindo na mesma intensidade, isso tornava o trabalho cansativo para apenas duas pessoas, além disso sentíamos que a relevância do nosso site ia caindo aos poucos. Ao final do tempo de projeto (4 meses) o site já estava ficando “morto”, depois disso, deixamos de lado para por em prática outras ideias que estávamos tendo na época.
Quando estávamos já terminando nossa trajetória no ramo sênior sugerimos ressuscitar o site, conversamos bastante e decidimos que iríamos voltar pra ficar, e que nosso site seria o maior e o melhor, disponibilizando o melhor conteúdo, produzindo as melhores matérias, buscando ser referência no meio escoteiro. E para não cairmos no mesmo erro da última vez (que nos levou à “falência”) tivemos que nos planejar tudo certinho.
RENASCIMENTO
O primeiro passo foi aceitar que não conseguiríamos fazer tudo sozinhos, seria loucura duas pessoas operarem algo que pretendia ser tão grande. Então fomos atrás de pessoas que conhecíamos e que sabíamos que assumiriam a responsabilidade.
O segundo passo era “como faremos o maior número possível de pessoas nos conhecerem?”. Os veículos de comunicação mais acessíveis à todos atualmente é o Instagram e o Facebook, então seria por ele que falaríamos de nossas novidades, divulgaríamos mais informação, poderíamos interagir com o público e etc. Então criamos nosso perfil no Instagram e nossa página no Facebook.
Com o primeiro e segundo passo prontos, o terceiro passo seria um bom planejamento de rotina: “Qual seria a periodicidade das nossas atualizações?”, “Quais dias postaremos novidades no instagram” entre outros planejamentos.
Isso era o suficiente pra recomeçar bem, o resto só dependeria de nós. E assim começamos, durante cerca de um mês o site ficou fora do ar enquanto produzimos conteúdo sem publicar, para voltarmos com muitas atualizações; Fizemos uma grande reforma no site, para poder melhorar sua experiência. E finalmente, no dia 18 de julho pudemos reinaugurar nosso site com uma cara nova e diversos conteúdos novos, uma equipe completa preparada pra semanalmente trazer novidades, além de começarmos uma série em nosso perfil do Instagram sobre a história do escotismo.
ATUALMENTE
Hoje nossa equipe segue em pleno vapor sempre procurando os melhores conteúdos para disponibilizar. Também aceitamos documentos de estudo de especialidades de quem nos acompanha, fazemos uma análise de qualidade para podermos publicar, dando os créditos ao autor. Como dito anteriormente, nós buscamos nos tornar referência dentro do meio escoteiro, por isso estamos sempre trabalhando em cima de novidades para trazer sempre o melhor para quem nos acompanha, pensando sempre em formas de inovar e trazer melhorias ao conteúdo que oferecemos.
Nossa equipe hoje é composta por 6 pessoas: 3 pioneiros e 3 seniores, todos do mesmo G.E.. Nos organizamos por responsabilidades, ou seja, alguns são responsáveis por procurar estudos de especialidades, outros pela produção de textos e outros pela interação nas redes sociais. Assim conseguimos evitar diversos problemas de sobrecarga de funções e tudo mais.
Nossa equipe atualmente é: Carlos Filipe, Carol Macedo e Lucas Dalmas, responsáveis pela pesquisa de especialidades e progressões; Levy Oliveira, responsável pela criação dos textos e matérias; e por últimos mas não menos importante, Miguel Bianconi e Willyan Bono, responsáveis pelas redes sociais e outros. Faremos um post em nossas redes falando um pouco mais sobre cada membro da equipe, então fiquem ligados...
GRATO, GRATO, GRATÍSSIMOS
Apesar de termos trabalhado duro para chegarmos até aqui, todo esse esforço não faria sentido nenhum se vocês não acompanhasse nosso trabalho. Então gostaríamos que soubessem que somos gratos a cada um de vocês, que leem nossas matérias, que estudam nossos conteúdos para especialidades e progressão, que criticam e que ajudam divulgando nossas novidades. Cada um de vocês é importante para que continuemos fazendo o nosso melhor possível, então pedimos que continuem, vocês nos motivam.
Transformação do logo
Primeiras ideias do site

Foto que utilizamos pra nossa primeira divulgação
Comments