Vazamento de Petróleo no Nordeste
- orientação escoteira
- 1 de nov. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de jul. de 2020

Manchas negras surgem na água e assustam banhistas nas praias do nordeste. Não é uma notícia de última hora, mas estamos aqui para explicar o ocorrido e dar esboçar uma opinião à respeito.
No começo do mês de setembro, começou a serem notificadas várias aparições de manchas pretas em muitas praias na região Nordeste do Brasil. Na verdade, essas manchas começaram desde do dia 30 de Agosto, mas somente há algumas semanas os grandes noticiários passaram a prestar a devida atenção a esse caso de caos ambiental. Essas manchas são nada mais que acumulos de petróleo, extremamente tóxicos para nós, humanos e principalmente para a vida marinha, o que fez com que já se tornasse o maior acidente ambiental ocorrido na costa brasileira. Ao todo esse vazamento já atingiu mais de 200 praias em 78 municípios. Com a ajuda do governo, de instituições e até mesmo da população local, já foram retiradas cerca de 600 toneladas de petróleo das praias, e mesmo com tudo isso, ainda há muito o que ser feito.

COMO ACONTECEU TUDO ISSO?
Poderia ter sido apenas um vazamento de uma petrolífera, mas é aí que o caso começa a ficar curioso, pois o petróleo recolhido nas praias apresenta uma consistência mais densa do que os produzidos no Brasil, então começaram as investigações para descobrir de onde poderia ter vindo todo esse petróleo.
Segundo pesquisas feitas pela marinha e pela Petrobrás, o petróleo coletado se assemelha muito com o petróleo produzido pela Venezuela. Mas isso não significa que o governo venezuelano tenha culpa nisso, levantando a hipótese de que o responsável teria sido um navio "fantasma", um navio clandestino que por motivos ainda não descobertos, teria vazado por acidente (ou não) todo esse petróleo. Como as investigações ainda não terminaram, não podemos concluir nada, tudo são especulações.
O QUE ESTÁ SENDO FEITO?
Como já dito anteriormente, várias pessoas estão se mobilizando para ajudar na limpeza das praias, porém mesmo retirando várias quantidades de petróleo por dia, a situação parece não melhorar, pois não para de chegar petróleo por todo litoral nordestino. O governo do estado do Sergipe até mesmo decretou estado de emergência, sugerindo que as pessoas não vão para as praias pra que não sejam contaminadas, assim causando danos à saúde. Não bastando isso, em alguns locais o governo também está construindo barreiras para que a água do mar não entre em contato com os rios, evitando o espalhamento do petróleo tóxico.


COMO EU FAÇO A MINHA PARTE?
Caso você esteja andando pela praia e encontrar essas manchas, cuidado! Por mais honesta e bondosa que seja sua intenção ao querer limpar, é importante que tome cuidado primeiramente com sua saúde. Então caso você decida ajudar na limpeza das praias, é recomendável que esteja bem protegido, com toda a vestimenta de segurança adequada para este trabalho, evitando o contato desta substância com sua pele, pois como já falamos, ela é extremamente tóxica.
E se por um acaso você encontrar algum animal revestido com o petróleo, também não toque-o ou devolva para o mar, primeiro cubra ele com alguma coisa para proteger do sol e ligue imediatamente para um órgão responsável para prestar este socorro.

Este é apenas um dos desastres ambientais que vêm acontecendo em nosso planeta nos últimos tempos. É importante que (principalmente nós, escoteiros) estejamos atentos e concientes da situação de nosso planeta, passando a informação adiante para que todos possam também se atentar aos males que uma simples ação inocente pode causar.

Comentários