1 mês desde o fim do Jamboree Mundial 2019
- orientação escoteira
- 12 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de set. de 2019
Nessa semana, dia 02/09, completou 1 mês desde o encerramento do último Jamboree Mundial sediado no Campo Escola Escoteiro e na Reserva Nacional Família Bechtel, em West Virginia, Estados Unidos. Só quem fez parte e sentiu na pele a vibe do Jamboree, sabe como aqueles momentos são inesquecíveis e inigualáveis.
Então resolvemos escrever uma matéria para relembrar um pouco do clima e das sensações que esse evento sensacional proporcionou aos seus visitantes. O Jamboree mundial é o maior acampamento escoteiro do mundo, ocorre a cada 4 anos, cada edição em um lugar diferente, decidido pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM). E por ser um evento que recebe escoteiros do mundo inteiro, existe uma riqueza de culturas que ali pode ser explorada.
MOMENTOS ÚNICOS
O Jamboree contou com uma estrutura totalmente preparada para receber todos os tipos de pessoas, independente da crença, etnia, gênero ou orientação sexual. E para melhorar a experiência dos jovens e facilitar a conexão e a comunicação entre eles, a organização inovou, aplicando a tecnologia da pulseira “Novus”.
Novus é um dispositivo, usado como pulseira, que foi entregue aos jovens e possibilitou uma melhor conexão entre eles(além de ser a ferramenta de coleta de pontos). Através de um toque na face da pulseira, era possível os jovens se conectarem, compartilhando dados e informações entre si. O dispositivo é conectado ao banco de dados da conta pessoal (do app do Jamboree Mundial) de cada um, assim, fazendo uma linha do tempo com os registros de suas experiências durante o Jamboree.
Além desta inovação fantástica, a cerimônia de abertura foi prestigiada com a incrível performance de Lebo M. (compositor das músicas de “The Lion King”), o desfile das bandeiras dos países presentes, e um belíssimo e emocionante discurso do nosso querido chefe escoteiro, Bear Grylls falando sobre o potencial do movimento escoteiro. E ainda o show da banda Recycled Percussion, trazendo uma nova forma de fazer música, através de instrumentos nada convencionais.
O BRASIL NO JAMBOREE
Nesta 24ª edição, o evento recebeu cerca de 50.000 jovens de todo o mundo, dentre estes, 1.130 brasileiros. "Por mim, eu moraria lá. Achei perfeito, muito completo. Agradava dos mais aventureiros aos mais tranquilos, que preferem discussões. Tinha muita gente incrível e foi perfeito fazer amizades com o mundo inteiro.", palavras de um sênior amigo nosso: Francisco Borges, da Tropa Marins do G.E. Ka’a-Mirá.
COM CARINHO PARA VOCÊS
E para dar aquele gostinho de nostalgia (famoso DPJ), preparamos uma galeria de imagens, para que você possa saber como foram (ou relembrar) os melhores momentos do maior acampamento escoteiro do mundo.

Imagine poder apreciar esta vista todos os dias...

Pulseiras Novus, uma tecnologia aproximando as pessoas.

Países presentes. Conseguiu achar o Brasil aí?

Cerimônia de abertura.

As escadas da Árvore de sustentabilidade.

O lugar não é nada pequeno.

Em meio a toda essa beleza, o que você quer seguir?

Parece que acha o Brasil...

O que é um hotel perto disso?

O Movimento Escoteiro tem realmente o poder de mudar o mundo.
Para mais informações à respeito da 24ª edição do Jamboree Escoteiro Mundial, acesse o site do 24th World Scout Jamboree em: www.2019wsj.org .
Commentaires