VII Acampamento de Elite - 10°Distrito - SP 2019
- orientação escoteira
- 4 de out. de 2019
- 5 min de leitura
No último final de semana do mês de Setembro, dias 28 e 29, aconteceu o VII Acampamento de Elite, realizado pelo 10° Distrito Oeste, e preparamos aqui uma matéria pra contar pra vocês um pouco do que rolou nesses dias.

O ELITE
Baseado no filme Tropa de Elite, como o próprio nome já diz, o acampamento conta com atividades inspiradas no treinamento e nas operações passadas no filme, desafiando as capacidades físicas, cognitivas e psicológicas dos jovens.
Esta edição do Elite foi realizada na cidade de Juquitiba-SP e contou com um total de 10 patrulhas seniores dos grupos Bandeirantes, Blia, Ka'a-mirá, Santo Antônio, Tocantins, Tuidara e Orion.
JOGOS E ATIVIDADES
As atividades foram divididas em 3 rodadas de 5 bases (cada), duas no sábado e uma no domingo. Em cada base duas patrulhas se enfrentavam e a patrulha que ganhasse acrescentava 10 pontos ao seu saldo. Na terceira rodada foi implementada a pontuação por miçangas, onde cada patrulha começou com 20 e a patrulha vencedora da base recebia duas miçangas da perdedora.
Após o final de cada base, as patrulhas tinham o tempo máximo de 5 minutos para chegar até a próxima base, caso não conseguisse chegar nesse tempo, seriam descontados pontos da patrulha.
CUIDADO COM AS PALAVRAS
Além dos jogos, haviam outros fatores que influenciaram (porém negativamente) na pontuação das patrulhas. Um deles era a pronúncia de palavrões, que descontava 15 da patrulha. Além disso a desistência de algum jogo também tirava pontos da patrulha, mas pelo menos dessa vez não houve nenhuma desistência.
Pra ajudar haviam 3 chefes, e cada um deles foram nomeados como 01, 02 e 03. Caso algum jovem o chamasse de "chefe" ou qualquer outro nome que não fosse o seu número exato, seriam descontados pontos de sua patrulha também.
No total aconteceram 15 jogos com bases e como ficaria muito grande contarmos como foi cada um, resolvemos detalhar um pouco dos mais divertidos na nossa opinião.
Um deles era o "Cada Macaco no Seu Galho", onde no início as duas patrulhas se posicionavam em um círculo, e no apito cada pessoa tinha de 2 a 3 segundo para conseguir subir em alguma árvore, caso a pessoa não conseguisse, ela estaria eliminada e caso ela conseguisse, continuaria no jogo, e no próximo apito não poderia repetir a mesma árvore. Não era permitido também duas pessoas em cada árvore, se isso acontecesse, as duas estariam eliminadas. A sequência de apitos se repetia até que sobrasse uma pessoa no jogo. Aquele que sobrasse levaria a vitória para a patrulha.
Outro jogo era um em que haviam duas cordas no chão (uma por patrulha), uma ao lado da outra, e um membro de cada vez na patrulha deveria se sentar e se puxar na corda apenas utilizando os braços, após fazer isso por uma longa distância, a pessoa voltava correndo pro início, batia na mão do próximo, e ele começava a fazer o mesmo percurso. Ganhava a patrulha que terminasse primeiro.
Outra base que nos chamou a atenção foi um "Circuito de Raciocínio", que começou com o desfio da Torre de Hanoi, que a patrulha precisaria resolver dentro de um determinado tempo. Passava por um jogo dos gravetos, onde eles formavam um desenho e com apenas 2 ou 3 movimentos a patrulha deveria formar outro desenho. E ao final deveriam resolver algumas charadas.
COZINHA SOB PRESSÃO
As tropas ficaram responsáveis por fazer a sua própria refeição, e nos horários de almoço e de janta também aconteceram alguns jogos relâmpagos, esses jogos eram mais curtos e contavam com 3 rodadas, a cada rodada deveria ir uma dupla da patrulha para tentar ganhar o jogo, e nas próximas rodadas não poderiam ser repetidas as mesmas duplas. No total aconteceram 3 jogos relâmpagos, eram eles: Arremesso de Tora, Corrida com Tora e Corrida de Escalada na Árvore.
O GRANDE JOGO
No acampamento também tiveram o grande jogo e os jogos noturnos. O grande jogo na teoria era bem simples, mas na prática era bem complicado, todas as patrulhas ficavam uma ao lado da outra (cada uma tinha uma raia), uma dupla por patrulha, ficavam em posição de "carrinho-de-mão" ficando 5 minutos parados, ao apito do chefe a dupla deveria correr naquela posição até a linha de chegada. ganhava a patrulha que chegasse primeiro.
UMA NOITE CHEIA
Sobre os jogos noturnos, tiveram 3. No intervalo de cada um os jovens iriam dormir pensando que realmente iriam descansar, quando eles menos esperavam, soavam os 3 apitos.
No primeiro jogo tínhamos que solucionar o caso da "Morte do Fogueteiro". O chefe explicou todo o enredo e após isso a patrulha deveria ir unida atrás do corpo do fogueteiro, tendo em mente apenas as pistas contidas na história contada.
O segundo jogo era uma corrida, indo duas patrulhas por vez. Cada patrulha deveria correr até uma espécie de labirinto, passar por ele, retornar até o início e bater na mão do próximo (que faria o mesmo percurso), a patrulha que ganhasse continuava na competição que só acabou quando restou apenas uma patrulha.
O terceiro e último era um jogo de resistência ao sono, baseado na famosa cena "O Conceito de Estratégia...". Cada elemento da patrulha ficava sentado com um copo, uma folha e uma caneta, sem poder conversar com ninguém. O chefe ditava um texto e os jovens deveriam acompanhar escrevendo-o, o ditado seguiu-se por umas 2 horas. E pra que o copo? Se os chefes vissem alguém sonolento, esse sujeito deveria segurar o seu copo cheio de água na altura do seu ombro, se ele derramasse água ou abaixasse o braço, sua patrulha seria eliminada. Ao final do jogo as folhas eram recolhidas e ganharia a patrulha que conseguisse acertar a maior parte do ditado.
RESULTADOS FINAIS
No domingo houve a premiação na bandeira, tanto das patrulhas vencedoras como do jovem 01. O jovem 01 era o sênior destaque do acampamento, em todas as atividades os chefes votavam em uma pessoa que mais se destacou na base, e no final do acampamento o jovem que tivesse mais votos ganharia o título de "Jovem 01" e um colar faca. Já no pódio o prêmio era só para primeiro colocado, que ganhou um troféu de madeira com a logo do Acampamento de Elite e o nome da patrulha atrás, além do prêmio oficial, que é maior, contém o nome das patrulhas que já venceram as outras edições (e será acrescentado também o nome da última vencedora) e temporário, ficando na sede do G.E. até a próxima edição do acampamento.
A colocação foi a seguinte:
1° Lugar: Patrulha Tupinikin - G.E. Tuidara
2° Lugar: Patrulha Karipuna - G.E. Tuidara
3° Lugar: Patrulha Alpes - G.E. Blia
Jovem 01: Willyan Bono - G.E. Tuidara


PRÊMIO DO 1° LUGAR

PRÊMIO DO JOVEM 01
Isso foi apenas um resumo do que rolou neste VII Acampamento de Elite, afinal, só estando lá pra saber como realmente foi. O acampamento foi incrível na visão dos jovens, e eles esperam que as próximas edições possam estar cada vez melhores. Parabéns à chefia que tornou possível esse acampamento e que esteve SEMPRE ALERTA para a ocorrência de qualquer imprevisto. Nós, do Orientação Escoteira participamos e certificamos que o acampamento foi INCRÍVEL!!!
FOTOS













PATRULHA TUPINIKIN

PATRULHA KARIPUNA
Comments