V CAMPEONATO DE QUADRIBOL TUIDARA
- orientação escoteira
- 19 de out. de 2019
- 5 min de leitura
Nos dias 21 e 22 de setembro ocorreu o V Campeonato de Quadribol Tuidara, um campeonato desportivo inspirado no jogo de quadribol dos livros de J.K. Rowlling.
Há 5 anos o G.E. Tuidara (que por sinal é o nosso grupo) vem realizando anualmente o seu campeonato de quadribol, onde os jovens podem se organizar em casas (times) para entrar na competição. O evento é aberto para a participação de jovens independente do Grupo Escoteiro a que pertencem (basta estar registrado na UEB).
ORIGEM DO QUADRIBOL TUIDARA
Era final de 2013. O Grupo Escoteiro Tuidara realizou o Acampamento de Grupo com o tema Harry Potter. Neste acampamento foi feito o primeiro jogo de Quadribol Escoteiro com a participação dos jovens, pais e convidados. As regras foram adaptadas a nossa realidade e o jogo foi um sucesso.
Passado um ano, aconteceu uma reunião para o planejamento das atividades especiais e comemorativas dos 25 anos que o G.E. Tuidara faria em 2015. Baseados em eventos desportivos e competitivos que outros grupos escoteiros já realizavam, os escotistas Anne e Franklin sugeriram que o Tuidara organizasse um campeonato de Quadribol Escoteiro para envolver diversos grupos.
A primeira edição aconteceu em 2015, como parte da comemoração do Jubileu de Prata. A iniciativa deu tão certo que não demorou muito para o evento permanecer fixo no calendário do Grupo Escoteiro Tuidara e reunir diversos grupos escoteiros em uma atividade que reúne competição, trabalho em equipe, criatividade, espírito esportivo e muita diversão.
A 5ª EDIÇÃO
Esta 5ª edição foi sediada no colégio E.M.E.F. Professor Laerte José dos Santos e contou com a participação de 7 casas, com jovens dos grupos: Tuidara, Tocantins, Araguaçu, Quarupe, Bacury, Ka'a Mirá, Santo Antônio, Jabuti e Tiradentes.
A cerimônia de hasteamento da bandeira nacional foi realizado às 9:00, marcando o início oficial do evento. Depois os jogadores se reuniram todos na quadra para fazerem uma revisão das regras e tirarem dúvidas. Não restando dúvidas, foram liberados para a espera do jogo de estreia.
A organização pensou em tudo, havendo no local uma praça de alimentação, onde a Cantina do Tuidara proveu a alimentação dos jogadores e visitantes do evento, oferencendo pratos variados, e inclusive opções vegetarianas. A cantina funcionou com o trabalho voluntário de pais e familiares dos jovens.
O local tinha capacidade para comportar tranquilamente cerca de 100 pessoas, com arquibancada (para os torcedores), espaço para pernoite (destinado principalmente àqueles que vêm de longe para conhecer o evento) e espaços para cada casa (jogadores, vassouras, equipamentos, etc), além da praça de alimentação que já comentamos.
OS JOGOS
Cada jogo era uma final. As disputas foram todas muito acirradas. Todos os times jogaram com muita garra e espírito escoteiro, e a arquibancada vibrava, cada um torcendo para o seu favorito da partida. Disputando o campeonato tinham tanto times novos que nunca haviam jogado o quadribol escoteiro, quanto times mais experientes que já tinham deixado suas marcas na história do Quadribol Tuidara, e mesmo assim os estreantes não tiveram medo dos veteranos e foram pra cima com muita determinação.
E COMO FUNCIONA ESSE TAL DE QUADRIBOL ESCOTEIRO??
Explicamos sobre tudo mas parece que você ainda não entendeu como o jogo funciona, não é mesmo? Sem problemas, vamos tentar te explicar da forma mais simples possível.
O jogo acontece em uma quadra poliesportiva. A GOLES é a bola disputada pelos ARTILHEIROS (três por casa em quadra) durante o jogo, cada vez que ela atravessa o aro é marcado um ponto para a casa que marcou, e os GOLEIROS (um por casa em quadra) são àqueles que decidem se a GOLES vai passar ou não pelos seus aros. Enquanto isso os ARTILHEIROS correm o risco de serem queimos pelos BALAÇOS (um por casa) dos BATEDORES (dois por casa em quadra), que podem também queimar os APANHADORES. Estes correm em volta da quadra tendo que responder questões de conhecimentos gerais, escotismos, e Harry Potter. Assim, podendo ir do famigerado POMO DE OURO, que trará 3 pontos à casa do APANHADOR que o conquistar.
O jogo acontece em uma quadra poliesportiva. A GOLES é a bola disputada pelos ARTILHEIROS (três por casa em quadra) durante o jogo, cada vez que ela atravessa o aro é marcado um ponto para a casa que marcou, e os GOLEIROS (um por casa em quadra) são àqueles que decidem se a GOLES vai passar ou não pelos seus aros. Enquanto isso os ARTILHEIROS correm o risco de serem queimos pelos BALAÇOS (um por casa) dos BATEDORES (dois por casa em quadra), que podem também queimar os APANHADORES. Estes correm em volta da quadra tendo que responder questões de conhecimentos gerais, escotismos, e Harry Potter. Assim, podendo ir do famigerado POMO DE OURO, que trará 3 pontos à casa do APANHADOR que o conquistar.
Deu pra entender? Tudo isso acontece durante um jogo de 14 minutos (dois tempos de 7). Pra quem vê de fora realmente é uma grande confusão, três bolas rolando ao mesmo tempo, enquanto duas pessoas correm em volta da quadra... resumindo, é uma loucura. E essa loucura é um dos eventos mais esperados do ano por muitos jovens do 10º e 9º Distrito D'Oeste de SP.
QUEM PODE PARTICIPAR??
E o quadribol escoteiro não limita-se apenas à São Paulo. Como dissemos, basta estar registrado na UEB, então você que é fora e se interessou em participar do Quadribol Tuidara, convoque seu amigos escoteiros, forme casas, e se preparem, pois as expectativas são altas para o próximo ano, e os quadriboleiros virão mais preparados que nunca.
O PÓDIO
A maior questão de qualquer campeonato sem dúvidas é: "Quem restará no pódio?", e este ano ficou assim:
CASAS FINALISTA
1º Lugar: Jambodore's Army - Existente há três anos dentro do Quadribol Tuidara e campeã pela segunda vez consecutiva.
2º Lugar: Bokaina - Existente desde o primeiro ano do Quadribol (esses têm história) e bicampeã também.
3º Lugar: Jambogirl's Army - Estreante no campeonato deste ano e uma casa 100% formada por meninas.
MELHORES JOGADORES
Considerando pontos marcados, adversários queimados, goles defendidas, e pomos de ouro capturados, houve também uma premiação para as melhores posições, e ela terminou assim:
Artilheiro: João Eduardo - Bokaina
Batedora: Elisa Balarin - Jambogirl's Army
Goleiro: Pedro Mota - Bokaina
Apanhador: Willyan Bono - Jambodore's Army
ESPÍRITO ESCOTEIRO
Considerando ausência de penalidades e cumprimento honesto das regras, foi feita uma premiação para a casa que jogou com mais espírito escoteiro (mais conhecido como FairPlay), e a ganhadora deste prêmio foi:
Casa com mais espírito escoteiro: TSJ - Mais uma das estreantes desse ano, botaram pra quebrar e mostraram o verdadeiro espírito escoteiro.
EXPECTATIVAS PARA O PRÓXIMO
Você que não conhecia o quadribol escoteiro, participe no próximo ano, chame seus amigos escoteiros e formem a casa de vocês. Lembrando que as casas podem ser formadas por jovens de grupos escoteiros diferentes, bastando ter um maior de idade responsável pela casa (não precisa ser chefe, pode ser pai, irmão, etc.).
Todos estão muito ansiosos para a 6ª Edição e alguns gostariam até que acontecesse uma vez à cada ciclo. Bem... o que nos resta agora é aguardar pra ver o que a Organização estará preparando para o próximo campeonato do quadribol escoteiro. Para mais informações sobre o evento, regras, etc, acesse a página do G.E. Tuidara em: tuidara.org/quadribol/
Comments